Distúrbios relacionados ao aparelho geniturinário de matrizes suínas e seus impactos na reprodução

X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
Os prejuízos causados pelos problemas geniturinários na produção podem ocorrer de inúmeras maneiras e estão frequentemente relacionados com a redução da taxa de concepção e parto.

As infecções do aparelho geniturinário estão entre as patologias mais importantes da fêmea suína e podem se manifestar nas diferentes fases do ciclo de produção. Os prejuízos causados por essas patologias envolvem, principalmente, falhas reprodutivas, influenciando negativamente a produtividade do rebanho além de causar problemas na saúde geral das matrizes e consequente aumento nas taxas de mortalidade de porcas e de reposição (Sobestiansky et al., 1995; Almond et al., 2006; Drolet e Dee, 2006).

A infecção urinária na fêmea em produção é um dos mais importantes problemas que ocorre nos sistemas intensivos de produção de suínos, devido a sua relação com transtornos reprodutivos e por provocar aumento na taxa de descarte. Além disso, é a causa mais comum de morte súbita em porcas gestantes e lactantes, em decorrência dessas infecções no aparelho geniturinário, geralmente apresentam-se com diminuição no tamanho de leitegadas, aumento da ocorrência de descargas vulvares, retorno ao cio, e com quadros de mastite - metrite - agalaxia (MMA), (Dalla Costa e Sobestiansky, 1999).

Para Wentz (1986), as infecções genitais podem acontecer juntamente com infecções urinárias ou serem consequência delas, sendo a má higiene, principalmente nos locais onde as porcas habitualmente se sentam, um fator que promove alta pressão de infecção do ambiente, possibilitando maior ocorrência desse tipo de infecção.

Os distúrbios relacionados ao aparelho geniturinário de matrizes suínas estão entre os principais responsáveis pela diminuição da rentabilidade de granjas comerciais. Existem inúmeros transtornos envolvidos nas diferentes fases do ciclo produtivo, tais como: abortamento, anestro, descargas vulvares conforme (Fig.1 e 2), distocia, retorno ao cio, mumificação, natimortalidade, Síndrome MMA (metrite, mastite e agalaxia), matrizes vazias ao parto e cistite. As causas destes transtornos podem ter inúmeras origens, tais como: infecciosa, falhas de manejo, sazonalidade, deficiências nutricionais, deficiências de infraestrutura, entre outras.

                   

                   Fonte: Jader  Broca

Os prejuízos causados pelos problemas geniturinários na produção podem ocorrer de inúmeras maneiras e estão frequentemente relacionados com a redução da taxa de concepção e taxa de parto, com a redução do total de leitões produzidos, com o aumento do número de dias não produtivos (DNP) das matrizes na granja, com o aumento da taxa de descarte de matrizes e, consequentemente, influenciando a taxa de retenção. Portanto, gerando ineficiência do plantel em todas as fases do ciclo reprodutivo.

De acordo com Sobestiansky & Barcellos (2007), rebanhos com prevalência de infecção urinária superior a 16% representam um problema grave e em evolução, por isso é importante a identificação e correção dos fatores de risco e o tratamento do rebanho com quimioterápicos e uso de acidificantes.

Tendo em vista a importância da ocorrência da infecção urinária nos planteis comerciais de suínos, é necessário monitorar e mensurar a doença constantemente. Com isso a Ourofino Saúde Animal traz a solução com dois medicamentos importantes no tratamento dessa doença.

Resolutor é um antibiótico bactericida indicado no tratamento das doenças infecciosas bacterianas em suínos causadas por agentes Gram-positivos e Gram-negativos sensíveis à Marbofloxacina. Muito indicado para o tratamento de doenças do geniturinário devido a sua excreção via renal (urina), além de ser o mais concentrado do mercado, aplicação em dose única, menor período de carência, efeito pós antibiótico superior (7,5 horas) garantindo maior proteção para os animais e de baixo investimento por tratamento, visto que 1 frasco de Resolutor trata 2.500 kg de peso vivo.

Maxicam 2% é um anti-inflamatório não esteroide com atividade inibidora seletiva da cicloxigenase-2 (cox-2), que confere um duplo benefício terapêutico, resultando em excelente atividade anti-inflamatória, analgésica e antiexsudativa com mínimos efeitos gastrolesivos ou ulcerogênicos. Além destes benefícios, o Meloxicam inibe ainda a infiltração de leucócitos no tecido inflamado e previne a destruição óssea e cartilaginosa que ocorre nos processos de inflamação degenerativa do aparelho locomotor. Tem ação prolongada (24 horas) e é o ativo de eleição na União Europeia para o bem-estar animal.

. 

Texto escrito por: Jader De Lima Broca, Médico Veterinário, Consultor Técnico Aves e Suínos – Sudeste (Ourofino Saúde Animal).

 

Referências:

DARTORA, V.; MORES, N.; WOLOSZYN, N. Procedimentos básicos na produção de suínos. BIPERS, v. 6, p. 3-18, jun. 1997.

DROLET, R.; DEE S. A. Diseases of the urinary system. In: STRAW, B. E.; ZIMMERMAN, J. J.;

D’ALLAIRE, S.; TAYLOR, D. J. (Ed.). Disease of Swine. 9. ed. Ames: Blackwell, 2006. p. 199- 217.

SOBESTIANSKY, J. Infecção urinária em fêmeas em produção. In: SOBESTIANSKY, J.; BARCELLOS, D. E. S. N. Doenças dos suínos. Goiânia: Cânone Editorial, 2007. p. 127-141.

 

 

X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
J'aimecommenteMes favoris

Bienvenue sur 3trois3

Connecte-toi, échange et contacte la plus large communauté de professionnels de la filière porcine.

Nous sommes déjà 138293 Utilisateurs

inscrivez-vousDéjà membre ?
Comptes recommandés
CIMA srl

CIMA srl

Vétérinaire - Italie
Sine  Soropogui
Eleveur - Autres
Tonisity FR

Tonisity FR

Entreprise - Irlande
3trois3

3trois3

Entreprise - Espagne
Idexx FR

Idexx FR

Entreprise - Pays-Bas