Coccidiose neonatal: Importante desafio para a suinocultura

X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
Os leitões são particularmente suscetíveis à infecção por Cystoisospora suis durante a maternidade devido à imaturidade do seu sistema imunológico.

A coccidiose neonatal é uma doença parasitária que afeta leitões lactentes em todo o mundo, representando um importante desafio para a suinocultura. É causada por Cystoisospora suis, protozoários que infectam o trato gastrointestinal dos animais, resultando em prejuízos econômicos devido aos custos de tratamento, diminuição do desempenho e aumento da mortalidade. Os leitões são particularmente suscetíveis à infecção por Cystoisospora suis durante a maternidade devido à imaturidade do seu sistema imunológico.

Os suínos são infectados pela ingestão de oocistos, que são a forma de resistência ambiental dos protozoários, presentes no ambiente contaminado. Os oocistos imaturos, ou não-esporulados, precisam passar por uma transformação para se tornarem infectantes, em sua forma esporulada, o que ocorre em determinadas temperaturas e umidade (Figura 1). A maternidade é um ambiente propício para a esporulação dos oocistos devido ao aquecimento necessário aos neonatos. Da mesma forma, o verão é um período que favorece a ocorrência destas infecções.

Figura 1. Transformação da forma não-infectante (imatura) do occisto de Cystoiospora suis para sua forma infectante (oocisto maduro contendo esporocistos). Imagem preparada por meio do software BioRender.

A via fecal-oral é a principal via de infecção dos suínos, mas também pode ocorrer via água e alimentos contaminados. Após a ingestão dos oocistos, o próprio processo digestivo ativa os esporozoítos, os quais conseguem sair dos esporocistos para infectar células epiteliais do intestino delgado. Lá eles irão se multiplicar e causar danos, levando à má absorção de nutrientes e diarreia, além de eliminação de oocistos nas fezes, contaminando o ambiente. Cada oocisto pode conter múltiplos esporozoítos, que podem ser ingeridos por leitões não infectados, iniciando um novo ciclo de infecção por Cystoisospora suis.

Os sinais clínicos normalmente ocorrem na segunda semana de vida do leitão, quando observa-se uma diarreia amarelada à acinzentada, pastosa, que se torna mais fluida à medida que a infecção progride (Figuras 2a e 2b). Os animais acometidos desenvolvem um pelo áspero, desidratação e perda de peso. A mortalidade normalmente é baixa, mas quando há infecções secundárias, esse cenário pode ser diferente.

Figuras 2a e 2b: Baia maternidade contendo conteúdo diarreico pastoso amarelo-acinzentado, uma das características observadas na coccidiose. Imagens arquivo pessoal dr. Luís Guilherme de Oliveira.

Existem fatores de risco que contribuem para a disseminação e ocorrência da doença, como (i) falta de limpeza adequada nas instalações, que propicia maior contato com fezes; (ii) aglomeração excessiva de animais em espaços limitados, o que facilita a disseminação dos oocistos no ambiente; (iii) situações de estresse, como o desmame, transporte e mudanças no ambiente, que podem enfraquecer o sistema imunológico dos suínos, tornando-os mais suscetíveis à infecção; (iv) alimentação deficiente em nutrientes essenciais, o que pode comprometer a saúde intestinal e aumentar a susceptibilidade à infecção.

O diagnóstico da coccidiose pode ser baseado em sinais clínicos característicos, mas é confirmado por meio de exames laboratoriais, e a técnica mais comumente utilizada é a contagem de oocistos nas fezes. As amostras fecais são coletadas e examinadas microscopicamente para identificar e quantificar os oocistos do protozoário. É importante realizar um diagnóstico diferencial para descartar outras doenças.

O controle desta doença envolve a adoção de medidas de manejo e do uso de medicação, visando reduzir a contaminação do ambiente com oocistos. Uma sanitização adequada do ambiente é de extrema importância para minimizar os impactos da coccidiose, aliada ao uso de um bom princípio ativo para controle da doença.

O Isocox é um medicamento veterinário que contém como princípio ativo o toltrazuril, que atua inibindo o desenvolvimento dos protozoários e tem boa eficácia devido à sua liberação lenta no organismo. Ao entrar em contato com os protozoários, o toltrazuril interfere na sua capacidade de reprodução e desenvolvimento, impedindo a formação de novos oocistos. Dessa forma, o Isocox contribui para reduzir a carga parasitária no intestino dos suínos, minimizando os danos causados pela coccidiose e os sinais clínicos associados. Deve ser administrado a toda leitegada a partir do terceiro dia de vida como profilaxia na seguinte dosagem: 1 mL de Isocox para cada leitão. Para tratamento, utilizar a dose de 1 mL de Isocox para cada 2,5 kg de peso dos animais. Em casos de propriedades com alto desafio, a dosagem pode ser repetida após 5 dias ou a critério do médico-veterinário.

É fundamental seguir as orientações do médico veterinário e as recomendações do fabricante para o uso correto do Isocox e garantir a eficácia no controle da coccidiose suína. A prevenção e o tratamento adequados são essenciais para minimizar os prejuízos causados pela doença e manter a saúde e o bem-estar dos suínos.

 

Isocox, o resultado que você procura no combate a coccidiose.

Desenvolvido com alta tecnologia e formulação inteligente, Isocox proporciona maior absorção do ativo e maior eficácia no combate à coccidiose, com total aceitação pelos leitões.

https://www.ourofinosaudeanimal.com/produtos/bovinos/anticoccidianos/isocox/

 

Texto escrito por: Marina L. Mechler Dreibi, Médica Veterinária, Mestrado e Doutorado com ênfase em sanidade de suínos. Pesquisadora P&D Desenvolvimento Bioanalítico na Ourofino Saúde Animal.

X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
J'aimecommenteMes favoris

Bienvenue sur 3trois3

Connecte-toi, échange et contacte la plus large communauté de professionnels de la filière porcine.

Nous sommes déjà 138293 Utilisateurs

inscrivez-vousDéjà membre ?
Comptes recommandés
CIMA srl

CIMA srl

Vétérinaire - Italie
ALEJANDRO   ALEMAN GARCIA
Eleveur - Pérou
3trois3

3trois3

Entreprise - Espagne
Idexx FR

Idexx FR

Entreprise - Pays-Bas
Tonisity FR

Tonisity FR

Entreprise - Irlande